sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Gostar de matemática não é suficiente!

     Profissional de Ciências Contábeis auxilia na tomada de decisões de uma empresa. Contador explica que gostar de matemática não é o único requisito para desemprenhar bem a profissão.

O profissional de contabilidade
cuida das contas de uma empresa por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros O contador planeja, coordena, orienta e controla os registros negociais. Por meio dessas informações, o profissional auxilia na tomada de decisões da organização.
Muitas vezes, o contador é visto como o profissional que fica sentado em uma sala fazendo contas, porém, não é bem assim. É o que conta Marcos de Souza, que atua há nove anos na área.
Ele explica que o papel do contador é muito importante para os negócios das empresas irem bem:

- Se a empresa não tem um contador, hoje, certamente não vai fazer sucesso. Os impostos no Brasil são muito caros. A organização precisa de alguém que oriente a maneira mais barata para pagar estes impostos, e é aí que entra a Contabilidade.

Souza afirma que gostar de matemática não é o único requisito para seguir a carreira.

- Ser bom em matemática não é requisito. É importante, mas não é o único. Atualmente o profissional precisa ter pensamento lógico e saber se comunicar para explicar de forma simples e correta o trabalho a ser realizado – destaca.

O contador revela o motivo para a escolha do curso:

- Realizei o Ensino Médio em uma escola técnica com ênfase em Contabilidade. Eu gostei da área e na época o mercado estava precisando de profissionais, isso motivou a minha escolha.

A profissão em um vasto campo de atuação Souza trabalha com assessoramento financeiro, ele pesquisa os ganhos dos seus clientes para encaminhar ao órgão federal que fiscaliza o faturamento das empresas no Brasil. O contador conta que o profissional tem um leque vasto de opções.

- O profissional pode trabalhar como consultor, auditor, realizar assessoramentos financeiros, em recursos humanos, atuar em empresas públicas e privadas, contabilidade gerencial, controle e perícia ou autônomo – conclui o contador.

Matéria publicada por Renata Sirtoli em 31/10/2011 no Portal Escolha Certa do Jornal Pioneiro.

2 comentários:

  1. Com certeza, apenas matemática não basta, é somente a base. É necessário entender muito mais e sobre tudo, afinal a principal função do contador é auxiliar na tomada de decisões!
    adorei o texto!

    ResponderExcluir
  2. Realmente é uma realidade, a contabilidade é uma das profissões que mais cresce nos ultimos tempos, e também é valorizada, mas somente se nós nos valorizarmos também. E devemos sim nos encorajar em ajudar na tomada de decisões, o que no caso de escritorios contabeis é um pouco dificil!!!

    ResponderExcluir